Se gostou, compartilhe!

Nos últimos 10 anos, 32,5 mil escolas rurais foram fechadas. Só ano passado foram 3.296… uma média de 8 escolas por dia! As prefeituras alegam custos de manutenção e falta de estrutura. Algumas vezes a prefeitura une várias escolas criando uma única, maior. Outras vezes os alunos são obrigado a se deslocar para cidades maiores. Muitas crianças precisam caminhas quilômetros até um ponto de ônibus, onde esperam quase uma hora, debaixo de sol e chuva. A qualidade e segurança dos ônibus escolares é outra preocupação… isso quando há ônibus disponível.

O fechamento das escolas aumenta a distância, diminui a segurança, e consequentemente tem aumentado a evasão das escolas. Muitas famílias acabam desistindo de enviar seus filhos para a escola. E, é óbvio, a qualidade de ensino de escolas rurais você deve imaginar… quando nem na cidade e em capitais o ensino público é bom. Algumas escolas funcionam sem cadeiras suficientes e algumas nem mesmo tem banheiros!

A Ausência dos governos estaduais tem sido total. E o resultado de crianças sem educação é o desemprego. O resultado do desemprego, é o aumento da criminalidade.

Mas num país onde o que importa é futebol e carnaval… quem está preocupado com isso? Vamos pular, beber e cantar, sem esquecer de comprar seu abadá e ingresso para a copa do mundo.

Pão e Circo ao Imprério Romano!!

 


Se gostou, compartilhe!